segunda-feira, 24 de maio de 2010

A INTERNET AO SERVIÇO DA CULTURA

Este museu é um espaço dedicado às diversas fontes de energia, com particular relevo para as energias renováveis, mas também tem como objectivo informar o visitante acerca dos cientistas que mais contribuíram para as descobertas e desenvolvimento dos fenómenos da electricidade, ao poder apreciar as maquetas sobre todo o processo de produção, transporte e distribuição de electricidade, num núcleo que permite conhecer experimentalmente alguns fenómenos eléctricos. O museu também dispõe de um Serviço Educativo que organiza visitas guiadas e sessões experimentais para as escolas dos ensinos básico e secundário.

O website oferece aos seus utilizadores a possibilidade de saberem tudo sobre a energia, desde os riscos que a electricidade coloca à saúde, a tudo o que ela nos pode trazer de bom. Inclui ainda visitas virtuais a todo o museu a 360º. Este site permite também saber a localização deste museu, os horários das visitas, os seus conteúdos e a compra de bilhetes online.


Se eu avaliasse este website de 0 a 10, classificava-o com nota 8. O motivo para não lhe dar nota 10 é porque não se pode visitar o museu online com videos panorâmicos. Para mim é muito importante que se possa ver um pouco do que o museu nos oferece.
A internet está cada vez mais ao serviço dos museus porque as tecnologias de informação e comunicação são cada vez mais utilizadas pelas instituições culturais, nomeadamente pelos museus. Estas têm repercussões quer para a gestão interna do próprio museu quer para a sua projecção externa; neste último caso as páginas Web desempenham um papel fundamental. Partindo da observação e análise das páginas Web dos museus nacionais portugueses é possível constatar que a sua presença na www é heterogénea, disponibilizando informações, conteúdo e recursos muito diversificados, variando em quantidade, grau de aprofundamento e diversidade, aproveitando em maior ou menor grau as potencialidades da internet e reflectindo uma concepção teórica de relação museu – internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário